Da esquerda para a direita, Cristina Ferreira, Walnice Vilalva e Leane Rodrigues de Souza Rossini

A campanha de distribuição das obras inicia pela capital e deve alcançar outras trinta escolas de MT.

A produção literária dos escritores mato-grossenses será distribuída gratuitamente às escolas públicas de Mato Grosso em uma ação conjunta entre dois projetos de extensão da universidade, o “Literou” e a “Unemat: a universidade pública bem perto de você”.

O planejamento estratégico para a entrega dos livros foi discutido durante a reunião entre a coordenadora do Núcleo de Pesquisa Wlademir Dias-Pino, Profª. Dra. Walnice Vilalva, e as gestoras da DRE (Diretoria Regional de Educação) da Seduc de Cuiabá, que também são alunas do PPGL- Programa de Pós-graduação em Linguística, da Unemat,  Cristina Ferreira e Leane Rodrigues de Souza Rossini. “Queremos fazer a Literatura de Mato Grosso chegar às mãos de professores e professoras do ensino médio. Iniciaremos por Cuiabá, a bela capital de Mato Grosso, casa e morada de muitos escritores e escritoras da atualidade, será o centro de ações integradas do projeto visando a difusão da leitura, literatura em todas as escolas estaduais da capital”, afirma a Profª. Dra.Walnice Vilalva que coordena os dois projetos de extensão com envolvimento de professores e alunos do curso de letras e do PPGEL.

A capital será o ponto de partida para a distribuição dos livros e, além de Cuiabá, mais trinta cidades serão contempladas pelo projeto. O Literou é um projeto de extensão criado para incentivar a leitura das obras literárias. O projeto “Unemat: a universidade pública bem perto de você” é desenvolvido para divulgar a universidade e despertar o interesse dos estudantes do ensino médio para os cursos ofertados pela instituição, especialmente para o campus de Tangará da Serra. “A junção desses dois projetos para distribuir livros, incentivar a leitura e divulgar a arte dos escritores mato-grossenses é bastante eficaz para atingir os objetivos dos dois programas. E quem mais ganha com isso são nossos jovens da rede pública de ensino que terão acesso a literatura de excelente qualidade produzida por autores mato-grossenses”, finaliza a coordenadora dos projetos. 

 

Reportagem:
Jornalista Daniela Santos
Mestranda no PPGEL/Unemat