Laboratório I - Obras Raras

As pesquisas desenvolvidas constam da formação e disponibilização de um banco de dados de obras raras (microfilmadas), publicadas em Língua portuguesa, africana e brasileira, entre os séculos XIX e início do século XX. Essas obras foram adquiridas da Biblioteca Nacional. Esse acervo para ser pesquisado necessita de equipamento adequado, máquina leitora de microfilme. O Programa já dispõe dessa máquina leitora, adquirida por meio de edital Pró-equipamento 2010/CAPES. O laboratório dispõe ainda de dois computadores e uma impressora.

 

Laboratório II - Literatura, história e cultura popular

As pesquisas voltam-se para formação e disponibilização de banco de dados sobre a memória coletiva (rural e urbana), com enfoque para narrativas orais regionais e nacionais, considerando as fronteiras entre a História e a cultura popular. São dois os projetos eixos O homem e a terra: identidade e cultura popular no Assentamento Antonio Conselheiro, e Memória e relatos: Pioneiros de Tangará da Serra e Assentamento Antonio Conselheiro (financiamento CNPq). A estrutura dispõe de equipamentos audiovisual como filmadora (02), gravador digital (04); três computadores e uma máquina impressora e scanner.

 

Laboratório III - Literatura e Cultura Africana

As pesquisas desenvolvidas destinam-se a textos literários africanos, voltados a questões históricas entre a literatura e cultura africana. O grupo tem pautado os estudos sobre as inter-relações do Brasil com o continente africano, considerando os diálogos culturais que se estabeleceram historicamente pelos processos de colonização. Esse laboratório dispõe de dois computadores e uma impressora.

 

Laboratório IV - 01 (um) Laboratório de informática do Programa com 30 computadores ligados a Rede, específico da pós-graduação.

O Programa conta ainda com recursos de internet, de multimeios e audiovisual em todas as salas de aula do Programa. A sala de defesa planejada para 40 pessoas está completamente equipada.