Filme de Leonardo Sant’Ana integra projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura

 

Recordações e histórias em torno do poeta, jornalista, historiador e memorialista cacerense Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) são apresentadas do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021, 36’), dirigido por Leonardo Sant’Ana, que terá exibição presencial no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira, 26 de abril, a partir das 19h30. A sessão integra o projeto “Encontros com Cinema” e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá (inaugurado em 23 de maio de 1942). Uma performance musical do pianista Arthur Scharneski precede a exibição do filme. Classificação indicativa livre. Entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

O documentário é produzido pela Terra do Sol Filmes e faz parte de projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) no contexto da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. Além do documentário, o projeto possibilitou a publicação, em dois volumes, pela Editora Carlini & Caniato, da obra “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória” (2021), bem como o desenvolvimento, por Umberto Magalhães, do site www.natalinoferreiramendes.com.br, onde pode ser acessado o conjunto da obra de Natalino Ferreira Mendes, com downloads gratuitos, além de outros materiais que compõem a trajetória pessoal e profissional do Professor Natalino, como era carinhosamente conhecido o homenageado no Edital Mestres da Cultura.

marcio castrillon

 

De acordo com Olga Maria Castrillon Mendes, filha de Natalino Ferreira Mendes e produtora executiva do projeto, “o incentivo público trouxe a oportunidade de concretização de uma ideia que tomou forma com apoio de professores das Escolas Públicas, da UNEMAT e dos companheiros da Academia Mato-Grossense de Letras e dos Institutos Históricos de Cuiabá e de Cáceres, instituições das quais o homenageado fez parte, tanto como associado como incentivador”. O documentário teve lançamento oficial em Cáceres, no mês de fevereiro, no Cine Xin, um dos poucos cinemas de rua ainda em funcionamento em Mato Grosso. “Agora temos a alegria de projetar o filme no Cine Teatro Cuiabá, que abre suas portas à comunidade cuiabana e aos cacerenses que residem na capital nessa parceria em prol da difusão do documentário e da memória de Natalino Ferreira Mendes”, complementa Olga Maria. 

 

ilustracao

 

Pioneiro ao tratar de obras sobre a história de Cáceres, Natalino tem sua vida unida à vida da Princesinha do Pantanal (antonomásia – ou apelido – pelo qual Cáceres é conhecida). Ferreira Mendes escreveu sobre a cidade em prosa e verso, além de possuir uma folha de serviços prestados à educação, ao poder público e à comunidade cacerense. O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sócio-cultural de significativo valor documental e memorialista, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional.

 

A exibição de “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” é realizada em parceria entre Cine Teatro Cuiabá, Academia Mato-grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, SECEL/Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

 

cartaz natalino

 

Atração da próxima semana: Alemão 2

Em 2022, além da sessão “Realizador@s de Mato Grosso” e da exibição de produtos audiovisuais mato-grossenses oriundos dos incentivos da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, o projeto “Encontros com Cinema” manterá exibições mensais em parceria com a Vitrine Filmes. Na próxima terça, 03 de maio, será exibido “Alemão 2”, filme dirigido por José Eduardo Belmonte, produzido por Rodrigo Teixeira (da RT Features) e com Vladimir Brichta, Gabriel Leone e grande elenco. O longa de ação conta a história de policiais que sofrem uma emboscada no Complexo do Alemão ao tentarem efetuar a prisão de um grande líder do tráfico de drogas. A obra teve sua primeira exibição no Festival do Rio e chega aos cinemas nove anos após o primeiro filme "Alemão". Para a sessão de “Alemão 2” haverá cobrança de taxa de manutenção de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Mais informações pelo telefone 65 2129-3848.

 

Sobre o Cine Teatro Cuiabá

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515 espectadores. O Cine Teatro Cuiabá está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. Acesse facebook.com/cineteatrocuiaba e instagram.com/cineteatrocba e saiba mais sobre a programação do Cine Teatro Cuiabá.

 

Serviço

O quê: Exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021. 36’), dirigido por Leonardo Sant’Ana.

Quando: Terça-feira, 26 de abril, a partir das 19h30, com performance musical do pianista Arthur Scharneski.

Onde: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).

Quanto: Entrada gratuita; bilheteria liberada.

Mais informações: 65 2129-3848.

 

leonardo santana

Ficha técnica do documentário:

Sinopse: O filme apresenta vida e obra de Natalino Ferreira Mendes, educador, escritor e historiador do município de Cáceres-MT. Conhecido como Professor Natalino, Mendes dedicou a vida a diversas frentes ligadas à cultura e à educação. Participou ativamente do desenvolvimento de instituições de ensino da região, foi responsável pelo registro e salva-guarda de acervos importantes para história de Mato Grosso, além de também ter cantado em versos o cotidiano do povo e as belezas naturais de sua região. Através de depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida do Professor Natalino e usando de recursos como dramatização e ilustrações animadas, o documentário repassa momentos marcantes da vida desse importante Mestre da Cultura de Mato Grosso.

Roteiro, Produção, Direção e Montagem: Leonardo Sant’ana; Produção Executiva, Pesquisa, Produção e Assessoria de Comunicação: Olga Maria Castrillon Mendes; Elenco: Luis Mario Castrillon, Márcio Castrillon Mendes, João Henrique Viana Dantas, Lucas Castrillon Rodrigues Araújo, Linnet Mendes Dantas, Olga Maria Castrillon Mendes, Vanilda Castrillon Dantas, João Edson de Arruda Fanaia & Elizabeth Madureira Siqueira; Direção de Produção, Direção de Arte & Cenografia: Giulia Costa;  Assistente de Produção: Sandoval Vieira de Araújo; Motorista: Alexandre Mata; Locação de Luz e maquinário: Infinity Produtora; Direção de Fotografia: Kelven Queiróz; Segunda Câmera: Aldenor Camargo “Camelo”; Figurino: Jane Klitzke; Drone: Aldenor Camargo “Camelo” & João Grisonte; Elétrica: Eder Mariano; Maquinista e Cenógrafo: Edson Jesus Bacana; Graphic Motion e Finalização (Color): Murilo Nascimento; Ilustração: Alexandre Santana; Som Direto: Kelven Queiróz & Aldenor Camargo “Camelo”; Sound Design e Masterização: Eduardo Lehr; Finalização de Áudio, Foley e Trilha Sonora Original: Orelha de Gato Sound; Arte Cartaz: Alexandre Santana; Foto Cartaz: Acervo Família Castrilon Mendes.

 

elizabeth siqueira