O e-book “Alvorada em versos”, possível por meio do Edital Movimentar Cultura, da SECEL, traz uma antologia de poemas publicados no jornal Alvorada entre 1970 e 1990, além de artigos sobre poesia marginal e as relações entre literatura e imprensa. O jornal Alvorada foi idealizado e criado durante a ditadura militar pelo poeta e bispo Dom Pedro Casaldáliga. Quando surgiu, tinha a proposta de levar às pessoas das cidades pertencentes à Prelazia de São Félix do Araguaia informações comprometidas com a política, a sociedade, a saúde e a religião. Na época, este espaço geográfico vivia um intenso conflito resultante dos projetos desassistidos do governo federal de ocupação do estado de Mato Grosso. O jornal posicionou-se sobre tais questões e sempre defendeu os povos indígenas, posseiros e trabalhadores que viviam nestas terras do nordeste do estado.

Em 2022 o Alvorada, que ainda está em atividade, completou 52 anos e em suas mais de 300 edições registra, por meio de diversos gêneros textuais, a história da região Araguaia Xingu.

Para o desenvolvimento do trabalho materializado no e-book "Alvorada em versos", foram analisados 152 números, editados entre os primeiros meses de 1970 e dezembro de 1989. Percebe-se, nestas duas décadas, o início, o crescimento gradativo e o declínio do fluxo de publicações de poemas no jornal Alvorada.

 

DISPONÍVEL PARA DOWNLOD
tantatinta.com.br/alvorada-em-versos

 

ebook alvorada