Carga Horária: 60h
Creditos: 4
Ementa:
Estudo das poéticas da modernidade e da contemporaneidade em suas diferentes linhas. O lirismo moderno e o lirismo contemporâneo. Teoria e análise do poema.
Bibliografia:
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
_________. O pintor da vida moderna. In: CHIAMPI, Irlemar (org.). Fundadores da modernidade. São Paulo: Ática, 1992, p.102-119.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas (vol.III). São Paulo: Brasiliense, 2011.
BERARDINELLI, A. Da poesia à prosa. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BORGES, Jorge Luis. O enigma da poesia. In: BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. São Paulo: Cia. das Letras, 2000, p.9-28.
BOSI, Alfredo. “Imagem, discurso”. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977, p. 11-36.
BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Três momentos da poética antiga. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO e LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix / Edusp, 1981, p.1-16.
BUENO, Antônio S., MIRANDA, Wander M. Moderno, pós-moderno e a nova poesia brasileira. In: CASTRO, Silvio (org.). História da literatura brasileira. Lisboa: Alfa, 2000. Vol. 3, p.443-466.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas FFLCH-USP, 1996.
CHKLOVSKI, Victor. “A arte como procedimento”. Teoria da literatura: formalistas russos. Trad. de Regina Zilberman et al. Porto Alegre: Globo, 1971, p. 39-56.
ELIOT, T. S. De poesia e poetas. São Paulo: Brasiliense, 1991.
ELLIOT. T.S. A essência da poesia.(introdução de Affonso Romano de Sant'Anna). Rio, Artenova, 1972.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1991 PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
GONÇALVES, Aguinaldo. Laokoon revisitado. São Paulo: Edusp, 1994.
_________. Museu Movente: o signo da arte em Marcel Proust. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
_________. Transição & permanêcia: Miró/ João Cabral: da tela ao texto. São Paulo: Iluminuras, 1989.
HAMBURGER, M. A verdade da poesia. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
JAKOBSON, Roman. “Linguística e poética”. Linguística e comunicação. Trad. de Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1969, p. 118- 162.
KAYSER, Wolfgang. “O ritmo”. Análise e interpretação da obra literária. Trad. de Paulo Quintela. 7. ed. Coimbra, Arménio Amado, 1985, p. 261-294.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
_________. A tradição da ruptura. In: PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p.17-35.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Pessoa Ninguém? In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Fernando Pessoa, aquém do eu, além do outro. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.11-44.
POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: POE, Edgar Allan. Ficção completa, poesia e ensaios. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986, p.911-920.
POUND, Ezra. A arte da poesia: ensaios escolhidos. Trad. Heloysa Dantas e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1991.
RIMBAUD, Arthur. Rimbaud livre. Trad. e Introdução de Augusto de Campos. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
SISCAR, M. Poesia e crise. Campinas, SP: UNICAMP, 2010.
STAIGER, Emil. “Estilo lírico: a recordação”. Conceitos fundamentais da poética. Trad. de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975, p. 19-75.
TEZZA, Cristovão. A poesia segundo os poetas. In: TEZZA, Cristovão. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003, p.56-85.
TODOROV, Tzvetan et al. O discurso da poesia - Poétique no 28.Trad. Leocadia Reis e Carlos Reis.
_________. Teoria da literatura. Textos dos formalistas russos. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 2013.
_________. Estruturalismo e poética. São Paulo: Cultrix, 1970.
VALÉRY, PAUL. Variedades. São Paulo: ILUMINURAS, 1999.