Carga Horária: 60 h
Creditos: 4

 

Ementa:

Tendências do Romance na contemporaneidade. Diálogos e interfaces com eventos estéticos e políticos atuais, com diversas tradições e vanguardas culturais, com a cultura de massa e com as redes sociais. Fundamentos teóricos e críticos. Estudo de obras e romancistas contemporâneos.

 

Bibliografia:

ABDALA JR., Benjamin. Literatura, História e Política. São Paulo: Ateliê, 2000.
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: edições 70, 1970.
___. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de literatura I. São Paulo:
Editora 34, 2003.
AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina,1974. AUERBACH, Erich. Mimesis. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
AVELAR, Idelber. Alegorias de derrota: a ficção pós-ditatorial do trabalho do luto na América Latina. B. Horizonte, UFMG, 2003.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec/USP, 1988 BOURNEUF, R. E OUELET, R. O universo do romance. Coimbra: Almedina. 1976.
CANDIDO, A. A timidez do romance. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. São
Paulo: Duas Cidades, 2004.
___. O patriarca. In: . A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte, 2012.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo, Ed. Schwarcs Ltda. 2003. FEHER, F. O romance está morrendo? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
FERNANDES, Ronaldo Costa. O narrador contemporâneo. Rio de Janeiro, Sete Letras, 1996. HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro, Imago, 1991.
JAMES, Henry – A Arte do Romance. Org. Marcelo Pen. São Paulo, Globo, 2003.
LUKÁCS, G. Teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2000. (Coleção Espírito Crítico).
MACHADO, C. E. J. As formas e a vida. São Paulo: Editora Unesp, 2004. MORETTI, Franco (org.) A cultura do romance. S. Paulo: Cosac Naify, 2009.
MOTTA, S V. O engenho da narrativa e sua árvore genealógica. São Paulo: Editora UNESP, 2006. PAZ, Octavio. Ambiguidade do romance. In: . O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 225-237.
PELLEGRINI, Tânia. A imagem e a letra.: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas- SP, Mercado das letras, 1999.
POUILLON, Jean. O tempo no romance. São Paulo:Cultrix, EDUSP, 1974.
ROBERT, Marthe – Romance de origens, origens do romance. S. Paulo: Cosac Naify, 2010. ROTH, P. O animal agonizante. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SILVA, A. A. da. Da teoria do romance ao romance histórico: a questão dos gêneros em G. Lukács. Rapsódia, São Paulo, v.01, p. 29-53, 2001.
___. O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács. Transformação, Marília, v.29, n. 1, p. 79-94, 2006.
SILVERMAN, Malcolm. Protesto: o novo romance brasileiro. Rio de Janeiro, Civ. Brasileira, 2000. SCHOLHAMMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Civilização Brasileira, 2009. WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.