Carga Horária: 60 h
Creditos: 4

 

Ementa:

Estudo das relações entre literatura, cultura e outras manifestações artísticas, embasado nas teorias da identidade e na história das sociedades, bem como nas relações entre a sociedade e a política, a cultura de massa e a indústria cultural. Essas relações serão pensadas e/ou discutidas 10 a partir dos estudos comparados, considerando as relações interliterárias e os modos de ler os diálogos intertextuais e extratextuais da produção literária e artística.

 

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. Industria Cultural e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
___. Teoria Estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Ediçoes 70, 2008.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
ARANTES, Priscila. Arte e Mídia: perspectiva da estética digital. São Paulo: Editora Senac, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedeto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Ed. 2005.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas (Magia e Técnica, Arte e Política): ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
BERGMAN, Ingmar. Imagens. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BELL, Julian. Uma nova história da arte. Tradução de Roger Maioli. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves – São Paulo: Marins Fontes, 1999.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BHABHA, HOMI k. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila et all. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade – lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras,2007.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. Coleção Opus 86. Martins Fontes: São Paulo, 1987. 339 p.
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
DONIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ECO, Umberto. Sobre a Literatura – Ensaios. Rio de Janeiro: Record, 2003.
___. Arte e Beleza na Estética Medieval. Tradução de Mario Sabino. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manuel B. da Motta. Trad. Inês A. D. Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
FREUND, Gisèle. Fotografia e Sociedade. Lisboa: Veja (Gabinete de Edições), 1989. GARAUDY, Roger. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 190 p.
GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. Tradução de Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JOSÉ, Elias. Memória, cultura e literatura: o prazer de ler e recriar o mundo. São Paulo: Paulus, 2012.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Colin, 1996. MED, Bohumil. Teoria da música. 1996.
PEIRCE, Charles Sanders. Escritos Coligidos. São Paulo: Abril, 1997.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. 304 p. PRAZ, Mário. Literatura e artes visuais. São Paulo: Cultrix, 1982.
READ, Herbert. Uma história da pintura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. NOTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Tradução de Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Antologia. Rio de Janeiro: Ed.
Graal/Embrafilme, 1985.
ZUANETTI, Rose et al. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Senac, 2002.