Carga Horária: 60h
Creditos: 4

 

Ementa:

Concepções de literatura e ensino. Conceitos fundamentais, finalidades estéticas e perspectivas contemporâneas da leitura literária. A formação do leitor do texto literário. A literatura e os mediadores de leitura: práticas pedagógicas. Relações entre leitor, texto e produção de sentido.

 

Bibliografia:

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. A literatura e a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BORDINI, M. da G., AGUIAR, V. T. Literatura - a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CANDIDO, Antônio. O discurso e a cidade. In: O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p.19-152.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. São Paulo, 24 (9): 803-809, set, 1972.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Estudos de Teoria e História Literária. 12. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.
CECCANTINI, João Luis; PEREIRA, Rony Farto (orgs). Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Editora Unesp; Assis/SP: ANEP, 2008.
CERDEIRA, Teresa Cristina. A literatura se ensina? In: Scripta. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, Belo Horizonte, volume 7, nº 14, p.240-250, 1º semestre de 2004.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora da Unesp – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: 1999.
ECO, Umberto. A Estrutura Ausente: Introdução à pesquisa semiológica7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FARIA, Maria Alice (org.) et alii. Narrativas juvenis: modos de ler. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.
FLORY, Suely Fadul Villibor. O Leitor e o Labirinto. São Paulo: Arte & Ciência, 1997, v.20.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura I: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Ktretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura II: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Ktretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
JAUSS, Hans Robert. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Tradução e Organização de Luiz Costa Lima. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra S/A, 2002.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura?. São Paulo: Parábola, 2012.
LAJOLO Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2008.
LAJOLO, Marisa. Usos e Abusos da Literatura na Escola. Olavo Bilac e a Educação na República Velha. Globo. RJ/Porto Alegre, 1982.
MAGNANI, M. R. M. Leitura, Literatura e Escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989. (Texto e Linguagem)
MAGNANI, M. R. M. Em Sobressaltos: formação de professora. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1993.
MAGNANI, M. R. M. Entre a literatura e o ensino - A formação do leitor. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Ática, 1992. (Série Princípios)
PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus Editorial, 1990.
RAZZINI, Márcia de Paula G. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de português e literatura (1838-1971). Tese de Doutorado, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2000.
ROCCO, Maria Thereza F. Literatura/ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.
TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T (Org.). Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006.
ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
ZILBERMAN, Regina e LAJOLO, Marisa. A leitura rarefeita: livro e leitura no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989.