Carga Horária: 60h
Creditos: 4

 

Ementa:

O trabalho de criação: conceitos e características. Práticas de escrita literária, analítica e ensaística: distinções e aproximações. Leitura, produção, análise e reescrita do texto criativo. Escrita criativa na sala de aula.

 

Bibliografia:

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo. Martins Fontes, 2004.
BRASIL, Luiz Antonio de Assis (Org.). A escrita criativa: pensar e escrever literatura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.
CORTÁZAR, Julio. As armas secretas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
COUTO, Mia. Intervenções. 2.ed. Lisboa: Caminho, 2009.
DACANAL, José Hildebrando. Oficinas literárias: fraude ou negócio sério? Porto Alegre: Soles, 2011.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DURAS, Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
EAGLETON, Terry. Literary Theory: An Introduction. Minneapolis: U of Minnesota, 1983.
ERNAUX, Annie. L’écriture comme un couteau. Paris, Éditions Stock, 2003
LARROSA, Jorge. “O ensaio e a escrita acadêmica”. Tradução Malvina do Amaral Dorneles. In: revista Educação Realidade, 2003.
MCGURL, Mark. The program era: postwar fiction and the rise of creative writing. Cambridge: Harvard University Press, 2011.
MORLEY, David. The Cambridge introduction to creative writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo, Iluminuras, 1994.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
TEZZA, Cristóvão. Um operário em férias. Rio de Janeiro: Record, 2013.