Carga Horária: 60 h
Creditos: 4
Ementa:
Das poéticas clássicas ao lirismo moderno: gênero e história; poesia e modernidade; poesia e contemporaneidade; poesia e outras artes.
Bibliografia:
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
___ O pintor da vida moderna. In: CHIAMPI, Irlemar (org.). Fundadores da modernidade. São Paulo: Ática, 1992, p.102-119.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1989. v. III: Charles Baudelaire – um lírico no auge do capitalismo, p.103-149. 4
BORGES, Jorge Luis. O enigma da poesia. In: BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. São Paulo: Cia. das Letras, 2000, p.9-28.
BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Três momentos da poética antiga. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO e LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix / Edusp, 1981, p.1-16.
BUENO, Antônio S., MIRANDA, Wander M. Moderno, pós-moderno e a nova poesia brasileira. In: CASTRO, Silvio (org.). História da literatura brasileira. Lisboa: Alfa, 2000. Vol. 3, p.443-466.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1991 PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
___ A tradição da ruptura. In: PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p.17-35.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Pessoa Ninguém? In: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Fernando Pessoa, aquém do eu, além do outro. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.11-44.
POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: POE, Edgar Allan. Ficção completa, poesia e ensaios. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986, p.911-920.
RIMBAUD, Arthur. Rimbaud livre. Trad. e Introdução de Augusto de Campos. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
TEZZA, Cristovão. A poesia segundo os poetas. In: TEZZA, Cristovão. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003, p.56-85.